top of page

Equipe Catalisadora

Rita_edited.png

Rita Junqueira de Camargo

Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades, Doutora em Ciências dos Alimentos (FCF/ USP), Mestre em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP) e engenheira de alimentos (Escola de Engenharia Mauá).

 

Criou o Instituto Catalisador para conseguir unir as suas diversas áreas de interesse: a ciência, a educação e as crianças. Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos (Sadia) e lecionou no ensino superior de Tecnologia de Alimentos (Faculdades Oswaldo Cruz e SENAI), mas se entusiasmou mesmo pelo olhar fascinado das crianças pelo novo. 

 

Acredita que compreender o mundo ao seu redor faz as pessoas se encantarem e interessarem por ele. 

Paola Salmona Ricci

 

Educadora e pesquisadora com foco em aprendizagem construcionista.  Mestre em Tecnologia e Media pelo Teachers College, Universidade Columbia em NY, cursou a especialização em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades e é bacharel pela Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, no Canadá.

 

Trilhou um percurso profissional que começou com design gráfico, passou por consultoria em gestão ambiental urbana, educação ambiental e mergulhou por 10 anos no universo da educação infantil como gestora/coordenadora da A Way Bilingual School. Co-criou o Instituto Catalisador onde atua desenhando projetos e articulando parcerias. Na Avenues São Paulo é professora de Design Thinking e coordena o espaço maker do Fundamental I. 

PAOLA_edited.png
SKL_edited.png

Simone Kubric Lederman

 

Pedagoga e Mestre em Psicologia da Educação pela FEUSP, formada também pelo Curso de Especialização em Administração de Empresas da FGV.

 

Entusiasmada com a construção e a transmissão do conhecimento, começou a carreira docente como professora na Educação Infantil do Colégio Santa Cruz. No Trapézio - Grupo de Apoio à Escolarização, atuou com estudantes da rede pública e profissionais da saúde e educação. Fez parte da equipe da pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

 

Junto com Rita Camargo e Paola Ricci, idealizou o Instituto Catalisador, por meio do qual vivenciam processos criativos participativos. As três são Creative Learning Fellow do Lifelong Kindergarten, MIT Media Lab e membros da iniciativa Tinkerê.

Mama-Trabajo-Edit_edited.png

Carmen Sforza

Educadora e pesquisadora apaixonada pela cultura maker e novas abordagens educacionais. Mestranda em Educação pela UDE Uruguai e mestre em Direito pela Universidade de Montevidéu. Foi professora no Ensino Médio e na Universidade da República Oriental do Uruguai (UDELAR) por 15 anos. Aprofundou-se em Metodologias Ativas de Aprendizagem no Instituto Singularidades. Certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pela Harvard Graduate School, Project Zero. Colaboradora do Projeto internacional Ciência e Luz Sem Fronteiras na Angola. É membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e do Clube do Arduino do Fab Lab Livre da Galeria Olido, São Paulo. Atua na Escola Estadual Buenos Aires ministrando aulas sobre Robótica Educacional e Movimento Maker, uma proposta de STEAM em disciplinas eletivas. 

 

Participou das Viagens Catalisadoras para São Francisco/Palo Alto (2017) e para Nova Iorque (2019). Parceira em diferentes projetos, assumiu a gestão do Espaço Catalisador Pirituba.

akio%20(1)_edited.png

Walter Akio Goya

 

Bacharel em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (2008) e Mestre em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação) pela Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo. Trabalhou como educador ambiental no Instituto GEA, dedicando-se à capacitação de cooperativas de catadores na descaracterização, triagem e remanufatura de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs). Idealizou a Oficina do Saber.

 

Movido pelos mesmos propósitos das catalisadoras, compõe a equipe com entusiasmo, compromisso e expertises da área da computação. Coordena as Oficinas Raio X da Tecnologia no Espaço Catalisador Pirituba e no projeto Catalise uma Escola na  E. E. Fernão Dias Paes. 

Rubens%20foto%201_edited.png

Rubens Saito

 

Formado em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UNESP-Bauru. Pesquisador de espaços informais de aprendizagem. Desenvolve atividades de inclusão digital com software livre. Trabalhou de 2010 a 2017 na coordenação das Oficinas Lablivre do AcessaSP - Parque da Juventude SP. É membro do coletivo Handmakers.br e do Clube do Arduino do Fab Lab Livre da Galeria Olido na cidade de São Paulo. Atua na Escola Estadual Buenos Aires ministrando aulas sobre Robótica Educacional e Movimento Maker, uma proposta de STEAM em disciplinas eletivas.

 

Engajado com a construção coletiva de conhecimento e seu compartilhamento, atua no Espaço Catalisador Pirituba desenvolvendo, junto com Carmen, a Oficina Curta esse Circuito, onde catalisam explorações e criações com componentes elétricos, eletrônicos e tecnologia digital.

 

Renato Barboza

Ecobrinquedista, arte educador e designer de ecobrinquedos, atua como difusor das linguagens do brincar e suas materialidades. Arquiteto de formação, que encontrou nos brinquedos sua arte e nos materiais reutilizáveis sua matéria-prima. Realiza atividades de formação de educadores desde 2011, propondo vivencias lúdicas e processos de criação através de diferentes metodologias de sensibilização. Além disso já realizou exposições, intervenções lúdicas e ministrou diversas oficinas com crianças, adultos e famílias em diferentes espaços, como: SESC-SP, CRAS, comunidades religiosas, áreas de preservação, shoppings e clubes. É um pesquisador dos materiais e acredita na abundância e potencial dos materiais reutilizáveis, reconhecendo-os como incríveis recursos oferecidos pelos nossos sistemas, tanto industriais como ecológicos.

Com um olhar inusitado e precioso, leva para o Espaço Catalisador Pirituba uma curadoria de objetos, ferramentas e propostas criativas, coordenando a deliciosa Oficina Inventar e Brincar.

Michael Filardi

 

Formado Biólogo pela Universidade de Santo Amaro/SP, com Pós-Graduação em Metodologias Ativas (Instituto Singularidades). Cursou um Máster em Agroecologia na UB/Barcelona. Transita entre Professor/Coordenador de Ciências da Natureza no Colégio Sidarta e se aventura como Professor/Mentor Pedagógico na Pós graduação de Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, pelo Instituto Singularidades. Adora atuar como formador de professores na área educacional com foco em Ciências, STEAM e Mão na Massa. De lambuja, se vira como Ator, Músico e Palhaço.

 

Parceiro para todas as empreitadas, coordena as Oficinas Mão na Massa no projeto Catalise uma Escola na  E. E. Fernão Dias Paes, com estudantes do Fund II e do Ensino Médio.

Franciele Gomes

Socióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. Atuou como professora de História no Ensino Fundamental e Médio e educadora social na área de Assistência Social.  Experiência também em gestão de projetos de inovação em colégios pelo Brasil e em formação de gestores pedagógicos, professores e facilitadores na implementação de atividades mão na massa enquanto atividades intracurriculares

Com o desejo de contribuir para que os estudantes da rede pública de ensino também tenham acesso a experiências de aprendizagem transformadoras, juntou-se à equipe catalisadora em 2020 para atuar no planejamento, mediação, sistematização e disseminação das diferentes práticas desenvolvidas nos projetos do Instituto.

bottom of page