top of page

Espalhando por Pirituba


As redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia. É usando este canal de comunicação que reencontramos amigos do passado, acompanhamos com saudades quem já não está presencial e constantemente em nossa vida e - como não podia deixar de ser - trabalhamos.


Pra gente, do Catalisador, as redes sociais têm papel essencial em possibilitar um dos nossos objetivos de existir: espalhar o que fazemos, para inspirar outros educadores por aí.

Nesse movimento de reencontros e inspiração, nos (re)conectamos com o Prof. Manuel Gomes Neto - que já conhecíamos, pois, somos todos membros ativos da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - e que, desde as nossas primeiras ações bem no começo da pandemia, se interessou em saber mais sobre a proposta dos kits que estamos desenvolvendo este ano para os participantes inscritos nos cursos do Espaço Catalisador Pirituba, localizado no Mirante Cultural, na Vila Mirante - São Paulo.

Foi com muita alegria que conhecemos a escola em que ele atua como responsável pelo Laboratório de Educação Digital: a Escola Municipal Alice Meirelles Reis, ou EMEF Alice - para os íntimos. E com eles tecemos mais uma linda parceria!


Depois de extrapolarmos quilômetros e chegarmos a Paraisópolis na parceira com o Instituto Prof, foi hora de atravessarmos o bairro e pousarmos em uma escola pública na região em que já atuamos, fortalecendo uma rede de makers no território - outro objetivo mais que especial desse projeto.


Realizamos encontros online entre educadores do Instituto Catalisador e a EMEF Alice, e após a sintonia ficar afinada, 26 estudantes da escola receberam seu exemplar do Kit Catalisador - 10 crianças do 2º ano com o "Caderno do Inventor: Cores, Formas e Sombras" da proposta do Inventar e Brincar, e 16 estudantes do 4º ano receberam a "Missão Lunar" da proposta do Curta esse Circuito. Eles foram levados pelo Catalisador até a escola, onde os alunos foram com seus familiares retirá-los, o que demonstrou um envolvimento ativo em participar do curso.




Os grupos funcionam como uma atividade de contraturno escolar em casa, contando com a mediação do educador da escola e de um educador da equipe do Catalisador. As produções dos alunos não param de chegar e nos alegrar com mais essa conexão inspiradora.


A parceria foi um piloto mais do que bem sucedido para outras parcerias com escolas públicas do território para 2021!


Sinal desse sucesso é que, após avaliar essa primeira experiência, percebemos que 100% dos estudantes compartilharam dúvidas e/ou produções pelo WhatsApp e, assim, as turmas da EMEF Alice também receberão o próximo kit Catalisador com novas propostas de atividades para ficarmos juntos até o final ano!


“A parceria com o Instituto Catalisador foi muito importante, pois através das atividades desenvolvidas conseguimos dar continuidade a proposta de trabalho do Laboratório de Educação Digital da escola, voltada para a Aprendizagem Criativa e Cultura Maker, mesmo com a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia. Percebemos um engajamento dos alunos nas atividades, que se divertiram durante a criação dos seus projetos. Os resultados durante o processo estimularam a ideia de incorporar as atividades na proposta de trabalho da escola.”

Prof. Manuel Gomes Neto, responsável pelo Laboratório de Educação Digital da EMEF Alice M. Reis




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page