top of page

Letramento Digital - Conexão e superação!

Durante o primeiro semestre de 2021 tivemos muitas conquistas no grupo de jovens participantes do curso Letramento Digital: Tecnologia ao seu Alcance!

Já é extremamente fácil perceber que todas as dimensões da vida são permeadas pelas tecnologias e o acesso a elas possibilita que o mundo esteja ao alcance, “disponível para aprender, criar e compartilhar” como diria Valente.


Torna-se cada vez mais urgente que as crianças e adolescentes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma reflexiva, crítica e ética.


As competências digitais são componentes fundamentais de uma educação plena. Um aluno não conectado e sem o domínio digital perde importantes chances de informar-se, de acessar materiais muito ricos disponíveis, de comunicar-se, de tornar-se visível para os demais, de publicar suas ideias e de aumentar sua empregabilidade futura.

Em suma, a exclusão digital contribui para aumentar a exclusão social.

Nesse período de pandemia, fizemos questão de priorizar a proposta de Letramento Digital mesmo que de forma remota e síncrona e para que os jovens da comunidade no entorno do Espaço Catalisador na Vila Mirante - Pirituba, pudessem utilizar com autonomia a cortadora a laser que temos por lá, desenhamos o curso focado em uma ferramenta de desenho digital chamada Inkscape.

Para que o curso fosse possível, distribuímos notebooks e modems com acesso à internet, e promovemos atividades "mão no mouse", encorajando os participantes a aprenderem, criarem e compartilharem suas produções.



Apesar de não haver uma interação direta com a máquina no momento, devido a impossibilidade de encontros presenciais, os jovens produziram arquivos neste programa e enviaram para o Gustavo, nosso super educador mediador, que cortaria em momento mais oportuno.

Imagens 1 e 2. Cada um a seu ritmo! Uma boneca e uma personagem: grandes conquistas que com certeza ficaram na memória de seus autores. Mantemos sempre em mente os critérios de piso baixo e o teto alto possibilitando diferentes percursos.


Imagens 3, 4 e 5: Um dos primeiros desafios!


Diferentemente de 2020, neste momento não tivemos a oportunidade de conhecer os participantes de forma presencial, e ainda, tínhamos como desafio os diferentes níveis de conhecimentos prévios/familiaridade quanto ao uso de notebooks/internet e outras ferramentas.


Para entendermos melhor os participantes e planejarmos nosso percurso, realizamos avaliações diagnósticas e assim, contemplamos um letramento digital no sentido amplo: desde criação e acesso a e-mail, utilização de ferramentas de comunicação digital remota (Google Meet, Google Drive, TeamViewer, Gmail, Google Forms, Whatsapp Web para levar fotos para o Inkscape). A partir disso foram estabelecidos os resultados esperados, cada participante, ao final de curso, fosse capaz de: i) pesquisar imagens na internet e colocá-las no Inkscape para desenhar a partir da sua reprodução, ii) vetorizar uma imagem de uma fotografia de um desenho feito a mão.

Preparamos uma proposta com "piso baixo", com atividades acessíveis para todos, para que, independente de conhecimentos prévios, ou uma familiaridade menor ou maior com os recursos digitais, todos fossem capazes de conseguir iniciá-las. Sem nos esquecer, claro, do "teto alto", já que as propostas oportunizavam níveis cada vez mais complexos de desenvolvimento do potencial criativo.

Frente às atividades iniciais, os participantes mostraram-se um tanto surpresos e até mesmo descrentes, fazendo comentários como: "eu jamais vou conseguir fazer isso". Aos poucos, por meio da resolução de diferentes desafios, as habilidades foram se desenvolvendo, assim como a confiança para que essa fala fosse, aos poucos, sendo substituída por “Eu consegui!”.


Já estamos começando mais um curso incrível no segundo semestre!

Nos acompanhem para mais notícias!



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page